AUDITIVO
A importância do ouvir para uma aprendizagem adequada
Este projeto baseia-se num rastreio com o principal objetivo de identificar eventuais alterações audiológicas, muitas vezes assintomáticas, em crianças que frequentem o ensino pré-escolar e escolar, minimizando as consequências ao nível do desenvolvimento linguístico, psicológico, emocional, cognitivo e social.
A audição na criança é um dos sentidos mais importantes para o desenvolvimento da linguagem e aprendizagem, bem como para um bom funcionamento cognitivo, comportamental e emocional.
Em qualquer idade, a perda auditiva pode ter um impacto profundo na comunicação social, na área psicológica, no bem-estar e na qualidade de vida da criança. Muitas das perdas auditivas detetadas atempadamente são reversíveis com tratamento médico ou, em alguns casos, cirúrgico. A deteção precoce de uma surdez antes da aprendizagem escolar é fundamental para um bom desenvolvimento escolar, diminuindo o impacto negativo no desempenho académico da criança.
Estudos referem que 80% das crianças entre os 4 e os 10 anos de idade sofrem perda auditiva temporária e que cerca de 30% das crianças com problemas na aprendizagem apresentam história de patologia crónica do ouvido médio.